sábado, 8 de outubro de 2011

História de Ferreira do Alentejo e antigo brasão (imagem de 1860)


História de Ferreira do Alentejo e antigo brasão (imagem de 1860)


A VILA DE FERREIRA

Na província do Alentejo, três léguas ao ocidente da cidade de Beja, tem seu assento a vila de Ferreira, em lugar um pouco mais elevado que os terrenos circum-vizinhos, que são inteiramente planos.

Segundo a tradição, foi no tempo dos romanos uma cidade com o nome de Singa, na qual se fez celebre uma matrona, defendendo valorosamente a porta do castelo da mesma cidade, por ocasião da invasão dos godos e suevos. Em memoria deste feito, dizem que tomara esta povoação por armas a figura de uma mulher com dois malhos nas mãos, brasão que a vila actual adoptou como prova da sua antiguidade. No principio do século passado (18) ainda se viam junto á vila, para o lado do nascente, restos de edifícios em uma extensão de meia légua.

A cidade de Singa, se com efeito ali existiu, perdeu-se como muitas outras na entrada dos árabes. Do começo da vila de Ferreira não encontramos noticias. O seu foral de vila foi lhe dado por el rei D. Manuel em 5 de Março de 1517.

Sobre um monte, ao nascente da vila, vê- se o seu antigo castelo, cercado de muros com barbacã e nove torres.

Ferreira tem uma só paroquia, dedicada a Nossa Senhora d Assunção e conta perto de dois mil habitantes.

Cortam e regam os seus subúrbios as ribeiras de Valdouro e de Safrins, a primeira distante da vila um quarto de légua e a segunda meia légua. Trazem algum peixe, principalmente pardelhas e bordalos, que são muito estimados naqueles sítios. O termo produz bastante azeite, algum vinho e frutas, porém a sua maior produção consiste em trigo. Abunda também em caça miúda.

A 16 de Setembro faz- se nesta vila uma feira bastante concorrida.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa

***
Pelo Censos de 2011 Ferreira do Alentejo conta com 8265 habitantes

Freguesias de Ferreira do Alentejo :

Alfundão
Canhestros
Ferreira do Alentejo
Figueira dos Cavaleiros
Odivelas
Peroguarda
Santa Margarida do Sado

Sem comentários:

Enviar um comentário