quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CITROEN C4 - SÓ PROBLEMAS - PARTE 2



CITROEN C4 - SÓ PROBLEMAS - PARTE 2

Pois levei o Citroen C4 a outro electricista que me diz ser tanga o que o anterior me disse sobre o curto-circuito e a necessidade de uma nova caixa de fusíveis.

O mais curioso é que chego à oficina, desligo o carro, vou falar com o homem e quando ele vem ver o carro... a puta da luz amarela de aviso tinha-se apagado.

Ele ligou o carro a mais de uma máquina, disse que fez um «reset» e se a luz voltasse a acender tinha que ir à oficina,  que podia ser a sonda do escape, ou algo parecido.

Parece que vou ter de continuar a guia o Citroen C4 com o coração nas mãos.

1ª parte aqui

2 comentários:

  1. Boa noite. Tenho um C4 de 2005 mas o 1600 HDI 110 e acontece-me o mesmo. No meu caso é o sistema antipoluição que de vez em quando entope e até fazer a regeneração dos gases acende essa referida luz até limpar por completo. Quando isso acontece, o carro bloqueia às 3000 rotações. O que costumo fazer, é após ter o carro quente fazer reduções de 4ª para 3ª e 3ª para 2ª, sem exagerar nas rotações, mas obrigando a fazer a libertação desses gases. Por norma resolve, após alguma insistência. Pode até a luz manter-se ligada, mas após desligar o carro e voltar a ligá-lo ele acaba por funcionar normalmente e a luz, ou no dia seguinte ou dois dias depois acaba por apagar. No meu caso o carro não tem filtro de particulas e funciona assim e com 209 000 e 105 000 feitos na minha mão isto aconteceu-me umas 5 vezes. 2 por romper um tubo no turbo e 1 por desleixo meu ter rebentado o turbo. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu continuo com o mesmo problema e a receber respostas diferentes. A única coisa que notei, até Outubro, foi q, sempre que abastecia o carro, lá aparecia o aviso. Em Outubro fiz uma viagem de 400 km, depósito cheio, sempre c a luz apagada e nada de problemas. Descarrego o carro no destino, volto a arrancar e... lá aparece o aviso de novo. Volto a fazer 400 km de volta a casa, sempre c a luz do aviso acesa, mas sem problemas nenhuns. Aliás, eu até tenho medo que ela apague, porq o que me chateava era sentir a quebra de potência quando ela se preparava para aparecer, o q é problemático ao entrar nas rotundas e etc. Em Novembro, como tinha que ir à inspeção, lá levei o carro à oficina para uma revisão geral. Levaram-no a um eletricista para apagar o aviso e lá tenho outra explicação; segundo mais estes experts, é um problema recorrente em mts C4 da primeira geração, pois a centralina é (será?) a mesma do Xsara e tem pouca potência (falta de bits, disse o excelentíssimo). Só nos automáticos ou c travão de mão eléctrico é q n existe este problema. Bem, saio da oficina c o aviso apagado e, no outro dia... lá voltou ele. Ah, e o eletricista esqueceu-me de reprogramar os km que faltam para a revisão. É fácil de fazer, só que no meu carro aparecem 10 mil para a próxima revisão e, voltando a ligar... - 100 km. De qualquer modo vou tentar essas suas reduções, porq o conselho q me deram de andar a 100 à hora durante mts km para limpar os gases n resultou. Muito obrigado pelo conselho. Um abraço.

      Eliminar